Saiba a diferença entre Sonares e Radares

Creio que muitas pessoas tenham esse pequena dúvida sobre a diferença entre esses dois equipamentos. Por terem uma utilização semelhante, é fácil de confundir qual é qual, pois bem tentarei explicar da melhor maneira qual a diferença entre um Sonar e um Radar.

Foto: Reprodução

RADAR

O nome radar vem da sigla em inglês Radio Detection And Ranging (Detecção e Telemetria pelo Rádio), isso por que todo seu funcionamento é dado através de ondas eletromagnéticas de rádio frequência que ao serem enviadas e refletidas em certo objeto, irão determinar sua posição.

Foto: Reprodução

Um radar é apenas um transmissor e receptor de rádio em conjunto, sendo uma antena, onde essa trabalha com frequências muito altas, SHF entre 3GHz e 30Ghz. O principio de um transmissor de radio é que ele oscila certa corrente, de modo que a tensão aumenta e diminui na determinada frequência utilizada, essa tensão irá gerar energia eletromagnética. Ao oscilar a corrente, a energia é deslocada pelo ar na forma de 'pulso' eletromagnético. Esse pulso eletromagnético sai de forma super potente, com um pequeno período e feixe estreito. Ao se propagar, o pulso será alargado e tornará a ter uma forma de cone, até atingir o alvo monitorado, que neste momento irá refletir a onda novamente para a antena que fará o processo inverso de transmissão, captando a onda eletromagnética e convertendo novamente em corrente.

Ondas de rádio frequência se movem no ar a uma velocidade constante, ou seja, a velocidade da luz. Tendo essa velocidade e o tempo que a onda levou para voltar ao receptor, o radar pode calcular a distancia do objeto.

Os radares são muito utilizados na Aeronáutica para se calcular a distancia dos aviões a base entre outras, em cidades para se calcular a velocidade dos automóveis, em brinquedos e em muitas outras aplicações.

SONAR

O nome sonar vem da sigla em inglês Sound Navigation And Ranging (Navegação e Determinação da Distância pelo som), isso por que todo seu funcionamento é dado através de ondas sonoras que ao serem enviadas e refletidas em certo objeto, irão determinar sua posição. O funcionamento do sonar é muito semelhante ao radar, porém sua aplicação é mais aceita debaixo da água, diferente do radar que trabalha melhor em outro meio, no ar por exemplo.

Foto: Reprodução

O sonar é um transmissor e receptor de áudio frequência, trabalhando com a banda audível, utilizando frequências entre 20Hz e 20KHz. Seu uso no meio aquático ao invés de radares é explicado devido o tipo de ondas que cada um utiliza como o radar trabalha com radio frequência (ondas eletromagnéticas), seu uso abaixo da água é "inviável", devido a propagação de suas ondas que praticamente não se propagam na água (apenas poucos metros), diferente da áudio frequência (ondas sonoras), que é o principio do sonar.

Ao se utilizar um sonar em meio aquático, a velocidade e a direção das ondas sonoras irão depender da temperatura, salinidade e profundidade da água, com a mudança de algum desses fatores irá ocorrer diferença no envio/recebimento da onda. Ao se aumentar a temperatura da água, a velocidade do som aumenta da mesma forma, o inverso ocorre ao se resfriar a água. Quando o som se propaga através de camadas de água de diferentes temperaturas, ocorre o fenômeno da refração, que é o desvio da onda sonora, essa refração poderá ser do tipo negativa, no verão ou positiva, no inverno.

Ondas de áudio frequência se movem na velocidade do som. Tendo essa velocidade e o tempo que a onda levou para voltar ao receptor, o sonar pode calcular a distancia de objetos.

Mesmo sendo bastante utilizado na água, sonares também podem ser utilizados fora dela, muitos equipamentos utilizam sonar, como exemplo pode citar robôs, que utilizam sonares como seus olhos, ao enviarem uma onda sonora e receberam eles "sabem" se existe ou não obstáculo em sua frente.

RADAR X SONAR

Resumindo tudo que foi escrito, radares trabalham com super frequências (SHF) e utilizam ondas eletromagnéticas não precisando de um meio de propagação, funcionando no vácuo. Enquanto que sonares trabalham com frequências audíveis (AF) e ondas mecânicas (sonoras), precisando de um meio de propagação, no caso a água. Cada um deles é bem empregado em várias áreas, desde o pequeno barco, até um grande boing.

Espero que todos tenham entendido não só a diferença entre radares e sonares, mas como também funcionam esses equipamentos que por mais que sirvam para um mesmo propósito, operam de formas diferentes.

Share on Google Plus

About Power Geek

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

4 comentários:

  1. Interessante notar que os aeroportos em geral - como o Salgado Filho em Porto Alegre - possuem poucos morros ou montanhas em volta, de modo a haver ampla difusão de ondas em HF. Por isso que é muito difícil de utilizar telefones celulares em aeroportos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! É uma informação útil para o público comum, pois confundir os dois é frequente.

    ResponderExcluir