Imagem: Reprodução
Com tantos problemas que temos que nos preocupar diariamente, o computador acaba sendo o ultimo motivo de preocupação, para algumas pessoas. Quem possui quase toda sua vida online, faz compras através da internet, mantêm seus contatos profissionais pela rede e guarda suas informações pessoais no PC, acaba ficando mais preocupado com ele do que com sua vida fora do virtual, modo esse não aconselhável de ser feito, nem mesmo por Nerds (que sempre tem um backup de tudo).
Ao serem infectados por algum trojan, worm, muitos usuários acham que o mundo acabou para eles, que todos seus documentos irão se perder, que seus contatos em redes sociais serão excluídos, ou que nunca mais conseguirão comprar online. Por mais complexo que seja um vírus que invadiu seu computador, eu digo, não é motivo para se entrar em paranoia, para Já vi muitos exemplos de usuários que após terem uma simples infecção em seu PC, acabam ficando com essa paranoia e tentam transformar seu computador em uma “fortaleza”, cheia de firewalls, antivírus, antispyware, antiadware, antispam, e até mesmo um anti-usuário, o próprio. Um erro comum desse tipo de pessoa é o uso de mais de um antivírus em sua máquina, ato totalmente errado, pois além de deixar a máquina lenta, poderá trazer conflitos entre os softwares antivírus, outro erro comum é a utilização de ferramentas que o usuário nem sabe como funciona, após seu uso Geralmente pode se ocorrer erros, e um usuário sem experiência nunca sabe o que fazer.
Foto: Reprodução
Ser paranoico e utilizar muitas ferramentas desconhecidas, podem trazer problemas irreparáveis para seu computador, um exemplo são ferramentas antirootkit, como elas encontram arquivos “ocultos”, poderá ser encontrado arquivos importantes do sistema e serem indicados como sendo rootkit, um usuário não experiente achará que é um vírus e apagara um arquivo legitimo, após isso começam os problemas com o S.O., como travamentos e até mesmo a não inicialização do sistema, por isso se não conhece tal assunto, não se meta.
Caso você já foi ou nunca foi infectado, e utiliza muito seu PC para ações importantes, é aconselhável seguir algumas regras simples:
- Sempre, eu disse sempre, utilize senhas fortes em seu sistema operacional e também em seus serviços online (Redes sociais, emails, etc).
- Tente não repetir suas senhas, altere pelo menos alguns caracteres.
- Nunca entre em sites suspeitos, ou links enviados que sejam suspeitos.
- Bloqueie emails mandados por desconhecidos.
- Tenha instalado em seu computador UM Antivírus, UM Firewall e pelo menos UM BOM Antispyware
- Atualize sempre seu Antivírus, Firewall e Sistema Operacional.
- Se você utiliza muito bancos online, utilize um ambiente virtualizado para essa tarefa, como exemplo, uma máquina virtual rodando o Linux.
- Desative a inicialização automática em seu sistema (Windows)
- E o mais importante, tenha cautela por onde clica, a atenção na rede é uma das melhores proteções.
Por mais que siga essas dicas, nada garante que você nunca será infectado, e caso já tenha sido, não fique procurando a cada dia alguma coisa em seu PC, utilizar muitas ferramentas, durante um espaço curto de tempo traz sérios problemas, para sua cabeça, portanto fique tranquilo, pois quando for infectado, provavelmente saberá.
Caso tenha problemas com infecções e você não tenha a mínima ideia de como resolver, poderá conseguir um auxilio com profissionais, online e gratuitamente, aonde? No fórum da Linha Defensiva, acesse, faça seu cadastro e livre-se das pragas que lhe atormentam.
A obra Paranoia de vírus, cuidado com esse habito de Felipe Figueiró foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://powergeek.blogspot.com/p/contato.html.
0 comentários:
Postar um comentário