Computadores estão em constante evolução, o que era tecnologia de ponta a alguns meses atrás, pode já ser ultrapassado hoje. Estudos para elevarem esses equipamentos ao seus extremos são realizados por muitas empresas sempre para se ver qual terá o computador mais poderoso, e de acordo com a japonesa Fujitsu, eles possuem o melhor supercomputador. Com o "Computador K", a empresa pode assumir a liderança no quesito computador mais poderoso do mundo, tendo seu produto realizando mais de 8 quatrilhões de cálculos por segundo.
O computador conhecido como Computador K, encontra-se no Instituto Japonês de Pesquisas Físicas e Químicas, em Tóquio e teve um custo ao país de cerca de 1,2 bilhão de dólares. A poderosa máquina foi criada em conjunto com a Riken e conta com mais de 68 mil processadores. Sem nem mesmo estar trabalhando em sua plena capacidade o computador pode realizar mais de 8 quatrilhões de cálculos por segundo. Em 2012 quando estiver funcionando com toda sua capacidade o Computador K poderá realizar mais de 10 quatrilhões de cálculos por segundo. Uma curiosidade vem em relação ao seu nome, o K é devido a palavra japonesa "kei" que significa dez quatrilhões.
As funções que serão realizadas pelo grande eletrônico serão trabalhos para modelos matemáticos através de simulações, ajudando pesquisadores em estudos nos impactos ambientais e mudanças climáticas. Além de estudos o Computador K poderá ajudar a proteger as pessoas de desastres naturais, através de cálculos que ajudem a prever tais acontecimentos.
0 comentários:
Postar um comentário