Não é de hoje que a robótica vem nos ajudando em diversas áreas, mas é de se ficar impressionado como na área médica, a robótica vem crescendo. Utilizar mecanismos controlados que auxiliam na cirurgia ajudam a diminuir erros, e isso alegra médicos e pacientes. Essa semana um pesquisador da Eindhoven University of Technology apresentou um novo robô cirurgião que auxiliará médicos em cirurgias oculares.
Foto: Reprodução |
Thijs Meenink, é o pesquisador por trás dessa nova invenção robotizada. Estudante de Pós Doutorado, Meenink criou um sistema que basicamente possui o mesmo funcionamento do robô cirurgião Da Vinci, porém o sistema criado por ele utiliza "dois conjuntos de módulos de controle", sendo um o mestre e outro o escravo ao invés de utilizar apenas um módulo como o Da Vinci. A unidade escrava do robô ajuda a filtrar os tremores da mão do cirurgião, sendo assim evita danos aos olhos do paciente. Os movimentos que são realizados pelo cirurgião são "reduzidos" pelo robô, assim se o médico mover-se alguns centímetros, o robô moverá apenas alguns milímetros.
Para realizar a cirurgia, o robô realiza todos os movimentos feitos pelo médico, e em seus braços, encontra-se uma minuscula agulha, de apenas 0,5 milímetros de diâmetro. Os braços também podem trocar de equipamentos de uma maneira fácil e rápida, economizando tempo e ajudando no andamento da cirurgia.
O médico enquanto controla o robô, recebe feedbacks, onde o robô mede qual a força que está sendo aplicada e transmitida ao controle, assim o cirurgião poderá ver o quanto de força está aplicando e se estiver acima do esperado, controlar da forma correta. Isso ajuda muito, pois contribui com a precisão do procedimento cirúrgico.
Esse novo sistema desenvolvido pelo pesquisador, já se encontra pronto para o uso, e Meenink pretende otimizá-lo em um futuro próximo.
Foto: Reprodução |
0 comentários:
Postar um comentário