Nesta ultima semana a grande das redes sociais, Facebook, anunciou sua meta para utilizar energias sustentáveis. Esse anuncio veio depois de um incensante apertar de tecla do Greenpeace que durante dois anos tentou tornar o Facebook uma empresa verde.
Foto: Reprodução |
Durante a campanha realizada pelo Greenpeace chamada Unfriend Coal, os ambientalistas conseguiram reunir cerca de 700 mil pessoas de todo o mundo na rede social, só com essa grande mobilização foi possível se ter essa vitória. O Facebook anunciou que irá se comprometer na utilização de energias limpas em seus centros de dados. No ano passado a empresa de Zuckerberg inaugurou um datacenter no estado de Oregon, nos EUA, esse centro utiliza as noites frias e o ar seco da região para reduzir o consumo de seu sistema de refrigeração e assim economizar energia. Porém mesmo com esse investimento, o Facebook havia contratado uma empresa que gerava energia a partir de carvão, fato que foi criticado pelo Greenpeace e que incentivou na campanha para o uso de energias renováveis. Agora o Facebook irá trabalhar em conjunto com o Greenpeace para promover o uso de energia limpa e renovável além de incentivar outras empresas para fazerem o mesmo.
A energia que é utilizada por datacenters de grandes sites como o Facebook e outros, totaliza mais de 2% da demanda de eletricidade dos EUA, e esse número tem uma tendencia de aumentar pelo menos 12% a cada ano. Se empresas grandes como a de Mark se voltassem para o uso de fontes limpas teríamos um planeta muito mais verde, mesmo que a internet seja algo indispensável nos dias de hoje, nada mais certo do que toda essa tecnologia seja alimentada por tecnologias verdes.
0 comentários:
Postar um comentário