De acordo com um comunicado tanto em site como no Twitter do co-fundador da Enciclopédia Livre, nesta quarta-feira(18) a Wikipédia versão em inglês fará um blackout em protesto ao projeto de lei SOPA e o "Protect Ip".
Foto: Reprodução |
Isso ocorrerá devido a dois projetos de leis que estão sendo discutidos nos Estados Unidos, o SOPA ou Stop Online Piracy Act e o Pipa, Protect Ip Act essas novas leis dariam mais poderes à Justiça dos Estados Unidos contra sites acusados de distribuir conteúdo ilegal na internet. Segundo um grande aviso presente no site da Wikipedia, esse protesto durará 24 horas. Outros avisos também foram dados na conta de Jimmy Wales no Twitter, o co-fundador da Wikipedia: "O Pipa continua vivo, e não estamos recebendo confirmações firmes de que o Sopa será arquivado. Acho que isso é uma tática. A todo vapor!" dizia um dos tweets duvidando dos rumores que indicam que os congressistas estejam tirando o Sopa da pauta da Câmara americana. A decisão de deixar as escuras o site foi da comunidade da Wikipedia, afirmou Wales no twitter, assim irão se juntar a outros sites que farão iniciativas semelhantes (sendo ou não no mesmo dia), tais como Google, Facebook, Amazon, PayPal, Yahoo!, Twitter entre outros...
Foto: Reprodução |
Se você por acaso utiliza da versão em língua inglesa da Wikipédia por ter conteúdos mais completos para realizar seus trabalhos, não poderá fazer nada nesta quarta-feira pois o site estará em um "apagão". "Aviso aos estudantes. Façam suas tarefas mais cedo. A Wikipédia estará protestando contra uma lei ruim na quarta-feira! #sopa", disse Jimmy na sua conta no Twitter. A interrupção, que durará 24 horas a partir da meia-noite, afetará somente a versão em língua inglesa da Wikipédia. Porém, a versão alemã publicará um banner como protesto, e outras línguas deverão tomar suas próprias decisões.
Uma pequena explicação, ilustrada: "Com esta #SOPA quem toma somos nós":
Foto: Reprodução |
0 comentários:
Postar um comentário