Com o aumento de casos de “pragas” na loja online do Android, o Google anunciou essa semana melhorias na segurança dos serviços da Android Market. Com as novas mudanças a loja irá banir aplicativos que tiverem códigos maliciosos.
A novidade que será implementada na loja de app para Android é um serviço batizado de “Bouncer”. A notícia vem de uma publicação do blog oficial do Google Mobile nesta quinta-feira (2). Com o novo serviço todos os aplicativos que forem enviados para a Market serão analisados automaticamente a procura de alguma modificação em seu código que seja considerada perigosa. O Bouncer realiza uma simulação nos aplicativos (in cloud), fazendo testes para notar algum comportamento não desejado, além de verificar contas de novos desenvolvedores para prevenir a volta de antigos “problemas” para a loja.
O novo serviço lembra as modificações desenvolvidas pela Apple na questão de segurança de sua loja. Porém nada é como se espera, já que um pesquisador provou que era possível colocar um app malicioso na Itunes.
Segundo a equipe do Google as ativações do sistema no ano passado aumentaram cerca de 250% e se teve um total de 11 bilhões de downloads de aplicativos na Android Market. O grande progresso de malwares voltados para o sistema Android se deve a esse crescente aumento no seu uso. Porém, segundo os especialistas da empresa, as ameaças para o sistema tiveram uma queda de 40% no segundo semestre de 2011 em relação ao primeiro.
Mesmo com a “diminuição”, empresas de segurança lançaram alertas sobre aplicativos maliciosos na loja, como o ultimo caso da Symantec em relação a 13 aplicações maliciosas na loja, que logo depois foram questionadas pela empresa de aplicações mobile Lookout.
0 comentários:
Postar um comentário