Inovação em Porto Alegre Através da Coleta de Lixo Automatizada

Automatizar processos e melhorar a vida da população, essa é a ideia trazida através da tecnologia. Existem diversas áreas onde é possível automatizar para se conseguir melhores resultados, e um ótimo exemplo disso é na coleta de lixo, onde o processo que antes era realizado por mais de um homem, agora pode ser feito com apenas uma pessoa e um caminhão modificado para tal ação. A prefeitura de Porto Alegre (RS) inova na área sendo a primeira capital do país a implementar um processo automatizado de coleta de lixo.

Foto: Reprodução

No dia 12 de Julho a prefeitura de Porto Alegre começou a implementar na cidade um novo tipo de coleta de lixo. Ao invés de se utilizar caminhões normais de coleta e pessoas que realizam tal serviço, agora é possível se ter apenas um homem fazendo o trabalho de pelo menos quatro. Além disso, houve uma melhoria também aos locais onde o lixo é colocado, pois novos contêineres foram comprados para serem utilizados no novos serviço de coletas.

Mais de 1.100 contêineres foram colocados na cidade, num total de 13 bairros. Com essas novas implementações a população atendida poderá utilizar os equipamentos de imediato, durante as 24 horas do dia. Porém esse tipo de coleta não é valido para a conhecida "Coleta Seletiva" da capital, o procedimento da coletiva continuará sendo o mesmo, os contêineres são válidos apenas para a coleta de resíduos orgânicos.

Como é feita a coleta?

A coleita é feita da seguinte forma, um caminhão especial que possui braços robotizados, que podem realizar o mesmo serviço feito antes por humanos. O próprio motorista do caminhão controla de dentro da cabine o movimento dos braços, esse movimento é controlado através de uma tela que está conectada a câmeras externas ao caminhão, o movimento dos braços é feito através de um joystick. O motorista pode pegar o contêiner e despejar na parte compactadora, após realizado o processo, o contêiner é posto novamente em seu lugar.

Vantagens da coleta automatizada

Através de uma coleta automatizada existe uma melhoria em relação a forma de depositar o lixo, assim todo cidadão poderá utilizar os contêineres a qualquer hora do dia ou da noite, o novo tipo de contêineres ajuda também na hora de organizar o lixo, diminuindo o acumulo na rua e com isso eliminando o mau cheiro causado pelo lixo exposto.

No quesito segurança, através do processo realizado por braços robotizados, quem opera a máquina não precisa estar em contato direto com o lixo, e não precisa se preocupar em realizar a coleta em dias de mau tempo. Sem falar que o processo ajuda no transito, pois com lixeiras dispostas no centro da cidade, é possível se ter mais agilidade com a coletada de forma "autônoma".

Sem falar que deixará a cidade mais bonita, e ajudara no quesito ambiental, pois dessa forma é possível reduzir o chorume e também aumentar a higiene nas ruas.

Todo esse novo processo está inserido na campanha da Capital Gaucha, o "Eu curto. Eu cuido" essa campanha visa mobilizar os cidadãos com as ações concretas realizadas pela prefeitura de Porto Alegre. A primeira ação foi a coleta automatizada de lixo, que com certeza já uma tecnologia muito utilizada em grandes potências, e agora poderá ser desfrutada também por nós, brasileiros.

A inovação é a parte mais importante para conseguirmos chegar a uma potência, creio que o Brasil tem condições, e mesmo com pequenos gestos conseguiremos ser um país tecnológico.

Licença Creative Commons
A obra Inovação em Porto Alegre Através da Coleta de Lixo Automatizada de Felipe Figueiró foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://powergeek.blogspot.com/p/contato.html.
Share on Google Plus

About Power Geek

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário