A robótica é uma grande aliada na ajuda com os problemas ocorridos em Fukushima, neste mês foram utilizados robôs para examinar o interior dos reatores da usina preservando assim a vida de humanos, também foram utilizados robôs submarinos na procura de corpos. Como pode-se ver já existem muitos ajudantes artificiais nos ajudando nessas tarefas árduas, mas foi concedido a noticia que mais um robô entrara nesse time ajudando em Fukushima, o robô Enryu T-53 irá auxiliar na limpeza dos lixos radioativos liberando o caminho para as pessoas.
Para ajudar na limpeza dos escombros radioativos, serão utilizados robôs do tipo Enryu T-53, robôs estes desenvolvidos após 1995 com o terremoto ocorrido em Kobe, com base em outros autômatos. Estas grandes máquinas (3 metros) lembram um trator comum, porém tem como diferencial o controle remoto de tal.
Foto: Reprodução
Cada um dos braços do robô possui seis articulações e podem levantar até 100 kg. A maquina pode ser controlada diretamente da cabine por um operário ou remotamente. Para auxilio remoto o robô possui sete câmeras que funcionam como sua visão.
Foto: Reprodução
Esse tipo de robô poderá liberar o caminho para pessoas e outras máquinas entrarem na usina através de suas garras para remover os destroços, mas ele não poderá ainda entrar em ação sem antes receber uma proteção apropriada de chumbo, para assim não enfrentar problemas com a grande radiação presente no local. Após serem utilizados, os robôs serão enviados para J-Village, um local perto da Usina de Fukushima, onde as máquinas são descontaminados após exposição à radiação.
Video demostrativo do robô Enryu:
0 comentários:
Postar um comentário