Dicas de Software: MultiSim


Inaugurando uma NOVA área no blog, no primeiro Dicas de Software falarei sobre um ótimo programa para projetos e simulações de circuitos eletrônicos, muito conhecido de engenheiros e técnicos. Caso você já tenha ouvido falar da National Instruments, então você conhece o MultiSim.

Muitas vezes nos encontramos em um beco sem saída para se realizar a montagem e testes de um circuito e a "perfeição da obra necessita de um bom trabalhador que saiba utilizar boas ferramenta". Quantas vezes muitos da área da eletrônica já se estressaram por causa de um fiozinho que dava problema na montagem e nada funcionava, ou pior, ter o projeto pronto porém, não saber muito bem como testar, dependendo da ferramenta que se utiliza e a forma, podemos ter bons resultados e maus.

Com o MultiSim da National Instrumets, é possível se ter um laboratório em casa, com tudo aquilo que um engenheiro ou técnico em eletrônica precisa, desde geradores de sinais até osciloscópicos virtuais(alguns de marcas conhecidas). Como o programa é realmente muito completo não irei me aprofundar, falarei apenas o básico.

O software não requer um computador robusto as configurações recomendadas para a versão 11.0 são:

  • Um computador rodando Windows (XP, Vista, Seven x86 or x64)

  • Processador Pentium 4 (Ou melhor)

  • 512MB de ram

  • Pelo menos 2GB de espaço livre no HD

  • Uma placa com suporte a Open GL® (Resolução mínima 800 x 600 e máxima de 1024 x 768)

  • Caso queira desenvolver instrumentos customizados para serem utilizados nas simulçaoes é recomendável ter instalado o LabVIEW 8.6.x ou 2009, software também da National Instruments.

O link para o download se encontra aqui, é necessário realizar um cadastro para poder fazer o download e o tempo de utilização é de no máximo 30 dias.

A maneira que se utiliza o programa é realmente muito simples, principalmente na adição de novos componentes a um circuito, onde só é preciso arrastar e soltar ao local desejado. Vale ressaltar que o MultiSim possui uma biblioteca extensa de componentes com marcas como Microchip, Texas Instruments e Linear Technologies.

Foto: Reprodução/National Instruments

Caso queira aprender a utilizar o programa por conta própria, no site da fabricante existem um poligrafo com explicações, podendo ser baixado aqui (em inglês)

Com o avanço das tecnologias cada vez mais aparecem novos programas, e se não nos atualizarmos com eles, podemos ficar para trás no mercado de trabalho. Utilizar mais de uma ferramenta em nossos projetos é fundamental para se ter uma boa recompensa, por isso o MultiSim é um software recomendável.


Licença Creative Commons
A obra Dicas de Software: MultiSim de Felipe Figueiró foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://powergeek.blogspot.com/p/contato.html.
Share on Google Plus

About Power Geek

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário