O circuito integrado, Robert Noyce e o doodle comemorativo do Google

Para aqueles que abriram seus computadores na página do Google hoje viram um doodle diferente, um desenho de um chip, essa foi a homenagem da empresa para uma das maiores mentes na área tecnológica, o Físico Robert Noyce, considerado o "pai do circuito integrado".

Foto: Reprodução
Se fosse vivo, hoje Robert Noyce estaria completando 84 anos. Sua grande criação é o circuito integrado, graças a visão do Físico ao perceber que seria interessante a utilização de silício para se criar uma estrutura integrada, onde essa estrutura iria integrar componentes minúsculos, tais como transistores, e circuitos elétricos afim de formar o conhecido Circuito Integrado. 

Foto: Reprodução/Wikipedia
Robert foi co-fundador de uma grande empresa de semicondutores, a Fairchild Semicondutor em 1957, além de ser co-fundador da tão conhecida Intel em 1968 ao lado de Gordon Moore no Vale do Silício, local esse onde ele é considerado aquele que deu o nome a região. Ele recebeu diversos prêmios ao longo de sua vida, tais como a Medalha de Honra IEEE e o Prêmio Cledo Brunetti IEEE ambos em 1978, a Medalha Nacional de Ciências em 1979, entre outros.


Se ainda fosse vivo, Noyce completaria 84 anos, umas das grandes mentes na área da eletrônica, o Físico faleceu em 3 de Junho de 1990 aos 62 anos. No ano seguinte a sua morte, sua família como forma de honra ao grande sucesso na historia de Robert, criaram a Fundação Robert Noyce, onde se dedicam para a melhoria na educação pública no ensino de matemática e ciências.

O Circuito Integrado

Se não fosse pelos circuitos integrados nós não estaríamos agora digitando em nossos computadores, mexendo em nossos celulares ou fazendo tantas outras coisas, afinal quase todos dispositivos eletrônicos possuem circuitos integrados em sua estrutura. 

A ideia de um microchip surgiu em 1952 com Geoffrey WA Dummer, um cientista que trabalhava para o Royal Radar Establishment, no Ministério de Defesa britânico. Porem os circuitos integrados são considerados criações do Físico e Engenheiro Eletricista Jack Kilby, da Texas Instruments em 1958 e meio ano depois pelo Físico Robert Noyce, o homenageado pelo Google. Ambos tinham pesquisas independentes, porém o chip de Kilby era feito de Germânio enquanto o de Noyce era de Silício, com as pesquisas que Noyce desenvolveu para sua criação, pode se melhorar muitos problemas que o chip de Kilby não resolvia.   

Foto: Reprodução/Acervo Histórico Fairchild Semiconductor
Noyce é co-criador do microchip ao lado de Kilby, porém sua empresa a Fairchild Semiconductor foi a primeira empresa a comercializar um chip de circuito integrado, pouco antes da Texas comercializar.

Devemos muito a esse grande homem, e creio que todos os apaixonados por tecnologia devem admirar Noyce, uma grande ideia do Google homenagear grandes pessoas através de seus doodles e homenagear Robert Noyce é quase obrigação para eles que são do Vale do Silício e ainda por cima precisam muito de circuitos integrados.
Share on Google Plus

About Power Geek

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário