Dicas de Software: Eagle


No segundo dicas de software do blog Power Geek, ainda postarei sobre programas utilizados no desenvolvimento e simulação tanto de circuitos esquemáticos como de placas de circuito impresso. A dica de hoje é de um software reconhecido mundialmente na criação de ckts e pci, o famoso CAD Eagle.

Foto: Reprodução

Um software pequeno e com tantas opções, esse é o Eagle, com suas principais ferramentas é possível criar todo o tipo de projeto, desde o mais simples circuito até o mais complexo. No Eagle suas "experiencias" são criadas através dos projetos no software, é nesse parte que podemos escolher o que fazer. O principal é a criação de um esquemático através do Schematic Editor, onde se cria todo o circuito e já fica pronto para se passar ao Layout Editor, onde você poderá desenvolver sua placa manualmente, ajeitando os componentes da forma que bem entender e deixando que o software faça as trilhas através do Autorouter, sem mais a velha história de pegar a caneta e desenhar em placa virgem, com o avanço da tecnologia esses hábitos são cada vez mais esquecidos.

Além da criação de seu esquemático e placa o Eagle ainda verifica se o seu projeto está correto, através do Desin Rule Check é possível verificar algum curto circuito ou se existe alguma trilha muito próxima da outra que possa dar algum problema em sua placa. É possível também verificar dados de produção através do Processor CAM.

Outra opção interessante do Eagle é que além de possuir uma biblioteca com milhares de componentes, você mesmo poderá construir o seu, de uma forma totalmente rápida e descomplicada.

O software possui uma versão paga e uma freeware, a única diferença da versão free para a versão paga é a limitação de placas de 10x8cm sem contar que a versão free é de uso exclusivo doméstico, empresas ou cursos devem possuir uma licença estudantil, os preços de cada versão varia de acordo com o número de licenças, verifique aqui.

As configurações básicas para o programa rodar não são nada exigentes, o software possui o tamanho de apenas 36 Mb, além de rodar em Windows, Linux e Mac, o download do software pode ser feito direto do site da CADSoft Online.

Aos que baixarem, fiquem felizes com o Eagle, pois é uma grande ajuda na hora de criar projetos, e aqueles que ainda não conhecem, estão perdendo tempo, pois após fazer seus circuitos e suas placas com o Eagle, nunca mais irá "largar de mão".


Licença Creative Commons
A obra Dicas de Software: Eagle de Felipe Figueiró foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://powergeek.blogspot.com/p/contato.html.
Share on Google Plus

About Power Geek

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário