5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

Saber utilizar da forma correta a energia que chega em nossas casas virou um dever de todos. Não quer dizer só por que você está pagando por algo que você pode desperdiçar, afinal essa energia que nós é disponibilizada vem de alguma fonte, e como nem tudo é perfeito, poderá se esgotar um dia. O Power Geek separou 5 dicas que são simples de serem realizadas ai na sua casa e provavelmente além de ajudarem na diminuição de seu consumo mensal, ajudarão o meio ambiente, portanto fiquem atentos.

Foto: Reprodução


Economize energia com seu computador

Foto: Reprodução

Essa sem dúvida tem que ser a primeira dica, afinal todos que estão lendo usam seu computador, mas você faz um uso consciente dele? Muitos usuários deixam seus computadores ligados o dia inteiro, e o pior, não desligam seus monitores, não importando onde ocorra se é em casa, empresa ou faculdade. De acordo com o Energy Star, se 1000 monitores fossem desligados por exemplo em uma Universidade, se teria uma economia anual de pelo menos 200 mil kWh, isso seria aproximadamente NOVENTA E CINCO MIL REAIS POR ANO (0.47 por 1kWh).

Se todos configurassem seus computadores para desligarem após um tempo sem uso, se teria uma economia no consumo de 86%.

Sempre, configure seu computador para entrar em hibernação após um determinado tempo, você terá uma boa economia de energia. Ao comprar um novo pc, tanto desktop como notebook, procure aqueles que possuem um consumo baixo de energia, novas tecnologias trazem grandes benefícios, por isso pense em gastar um pouco mais, porém economizar futuramente.

Cuidado com as lâmpadas

Foto: Reprodução

A maioria da população ainda utiliza em suas casas lâmpadas incandescentes, uma por serem mais baratas e outra por durarem por um tempo maior do que lâmpadas fluorescentes, mas seus consumos são totalmente diferentes. Ao trocar as lâmpadas de sua casa ou empresa prefira utilizar fluorescentes compactas, seus preços variam de acordo com a marca, mas seu consumo é cerca de 50% menor do que uma incandescente.

Uma outra alternativa seria o uso de lâmpadas LEDs, onde se tem um consumo menor ainda e uma boa taxa de luminosidade, porém essa tecnologia ainda não se encontra facilmente em lojas em nosso pais como também seus preços são elevados.

Caso queira saber mais dessa tecnologia leia mais em Troque suas lâmpadas incandescentes por LEDs

Lave suas roupas e louça com água fria

Foto: Reprodução

A mordomia de utilizar água quente é ótimo na hora de se realizar uma lavagem, além de ser mais fácil de se retirar sujeiras. Mas o processo utilizado para o aquecimento utiliza de muita energia, cerca de 85%. Caso você possua uma torneira elétrica, uma máquina de lavar ou lava louças com a opção água quente, pense antes de utiliza-la e use somente quando muito necessário.

Ajuste sua geladeira para uma temperatura adequada

Foto: Reprodução

Geladeiras precisam ter sua temperatura definida entre 1,7 a 3,3 graus Celsius. Caso sua temperatura esteja maior, por exemplo 8 graus, os custos de energia aumentam em 20% além de que os alimentos podem estragar muito rápido. Prefira uma geladeira com degelo automático caso você não faça isso regularmente.
E o mais importante, caso você possua uma geladeira de 10 anos atrás troque a imediatamente, prefira uma geladeira mais nova, pois eles são até 4 vezes mais eficientes do que geladeiras antigas.

Cuidados no banho

Foto: Reprodução

Ao se tomar um banho não demore muito, pois além de se gastar mais energia você estará desperdiçando muita água. Caso você possua um chuveiro "eletrônico", regule sua temperatura, cerca de 40 graus Celsius já são suficientes para um banho relaxante. Pense bem antes de trocar seu chuveiro, utilizar chuveiros a gás não quer dizer você irá economizar mais.

Espero que todos façam um uso mais consciente de energia com essas cinco simples dicas, e esperem que teremos mais dessas.

Caso queira saber mais sobre o uso eficiente de energia siga o perfil no twitter do Projeto USE
Share on Google Plus

About Power Geek

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário