Como Montar Seu Projeto Eletrônico Em Uma PCB

Há muito escuto pessoas falando que montar uma placa de circuito impresso (PCB) é muito difícil. Bem eu discordo desse pensamento, afinal já tem um pequeno tempo que faço minhas placas em PCB e tive poucos problemas, como deixar uma trilha muito próxima da outra. Nesse artigo ensinarei como montar uma placa de circuito impresso de forma simples, e tendo resultados “parecidos” com placas profissionais.
Foto: Reprodução
A primeira coisa que se deve ser feita para montar seu projeto em uma placa virgem é ter o esquema feito em um software CAD para eletrônica. No caso de meus projetos utilizo o Eagle, mas pode ser também utilizado o Proteus ou o OrCAD, entre outros.
"Se não souber utilizar esse tipo de software, poderá desenhar 'na mão' com uma caneta para cd's direto na placa."
Foto: Felipe Figueiró/Eagle
Feito o ajuste de como ficará seus componentes dispostos na placa e roteada as trilhas, basta então imprimir seu layout para uma folha. Mas qual folha utilizar?

Foto: Felipe Figueiró/Eagle


A folha que será utilizada precisa ser a mais “brilhante” possível, utilize papeis de fotos Glossy (não recomendo HP). Dependendo do papel que você utilizar poderá ou deixar seu trabalho perfeito como também arruinado, por isso veja bem o papel a ser comprado. Não utilize papel sulfite, não tem bons resultados.
Foto: Reprodução/Papel de Foto


Para passar seu projeto para o papel será preciso imprimir em uma impressora do tipo laser, isso por que esse tipo de impressora possui uma impressão bem mais forte do que a jato de tinta. Caso utilize jato de tinta é preciso realizar mais de uma impressão no mesmo papel para dar o mesmo efeito que o laser.

Foto: Felipe Figueiró/Papel Foto Impresso


A face do papel que é a mais brilhosa deve ser a impressa, pois ao ser aquecido, fará a transferência das trilhas para placa, o papel impresso será preso a placa virgem que deve estar limpa, sem gordura e lisa, utilize um pedaço de Bombril e lave-a com álcool.

Falando em aquecer a placa, esse é outra etapa de sua montagem, afinal é preciso passar de alguma maneira o layout para a placa de cobre. Caso você possuía em sua casa uma prensa aquecida, é a maneira mais fácil de realizar transferência, pois a mesma possui controle de temperatura e coloca uma pressão uniforme sobre a placa, realizando uma transferência perfeita, agora se não possuir é possível utilizar a técnica do ferro de passar roupa. Escolha um local firme para realizar a transferência, ligue o ferro a uma temperatura média espere aquecer. Feito isso coloque a placa em cima da superfície encontrada e pressione o ferro quente sobre a placa, deixe ali por uns 40 segundos, mantendo pressionado. Feito isso, pressione agora várias áreas da placa, para se ter uma transferência de todo o papel. Lembrando, apenas pressione a placa, não fique esfregando para frente e para trás, isso irá borrar sua placa. Depois de quatro longos minutos realizando o processo, espere esfriar e retire o papel da placa, para melhorar a tarefa mergulhe em água e deixe o lá em repouso até o papel se desprender.

Está quase terminando, depois de realizado esse passo agora vem o grande final, é hora de utilizar o percloreto para realizar a corrosão do cobre. Esse processo irá corroer todo o cobre que não está coberto com a tinta que você transferiu a ela. Ao utilizar o percoloreto não toque com as mãos e não deixa pingar na roupa ou móveis. Prenda sua placa com algum fio e mergulhe a na solução de percloreto. Fique pelo menos uns dez minutos realizando movimentos com a placa, isso ajuda a realizar o processo mais rapidamente.

Foto: profileexotic/Flickr


Feito todos esses passos, sua placa está pronta, basta verificar se nenhuma trilha está tocando em outra e soldar os componentes.


Foto: Felipe Figueiró/Projeto Pronto

Simples e fácil!


Share on Google Plus

About Power Geek

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

1 comentários: