Tecnologia Verde: Estacionamentos com paineis solares


Não é de hoje que vemos o aumento na utilização de células fotovoltaicas para a economia de energia. Instalar painéis solares em estacionamentos é uma forma de se conseguir energia, além de manter os carros que estarão ali em uma sombra protegidos do sol.

Em 2008 a empresa Envision Solar havia anunciado a ideia de utilizar painéis solares sobre estacionamentos, em shoppings, lojas, etc. Com essa implementação além de se conseguir distribuir energia para as lojas dos locais, é possível também carregar o carro dos clientes ao estacionar, claro se ele for um modelo elétrico.

Foto: Reprodução/Envision Solar

Recentemente em uma parceria entre a GE e a Inovateus Solar foi criado um telhado com células fotovoltaicas, em Connecticut , o novo abrigo conta com estações de carregamento, diferentes das apresentadas pela Envision Solar. De acordo com a GE, os painéis solares na garagem vão produzir eletricidade suficiente para alimentar 20 casas por ano. Além de serem capazes de suportar a eletricidade necessária para a iluminação dos "abrigos", poderão ainda carregar cerca de 13 veículos elétricos por dia.

Foto: Reprodução/GE

Ainda não temos uma frota de carros elétricos rodando por nossas cidades - e digo, no Brasil isso vai demorar mais do que o normal - mas a ideia é totalmente inovadora e válida, daqui a alguns anos quem tiver seu carro com a tecnologia elétrica não precisará mais ir até em casa para se recarregar, é só estacionar em um local onde tenha o "estacionamento solar", conectar o veiculo e voilà, poderá ainda desfrutar de uma ótima sombra além de carregar seu veículo.

Mas pensando de uma maneira mais ao futuro, ainda espero ver carros com tintas fotovoltaicas, onde que o simples passeio em um domingo ensolarado irá recarregar o automóvel automaticamente.

leia também: O futuro dos combustíveis nos carros

Share on Google Plus

About Power Geek

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário