Nordeste do Brasil terá usina solar com capacidade de 50 MW

Uma das regiões com maior incidência solar do Brasil terá um grande investimento na área de energias renováveis graças a empresa Rio Alto Energia. Com a construção da primeira usina solar licenciada que gerará 50 megawatts de energia elétrica para o Brasil, fará o país "iniciar" sua caminhada ao mundo sustentável.  

Foto: Reprodução
A usina será instalada na região nordeste do país, na cidade de Coremas, na Paraíba. Na manhã da ultima sexta-feira (11), ocorreu a assinatura para a instalação da usina, no Palácio da Redenção, assinados pelo Governador da Paraíba, o Prefeito de Coremas e a empresa Rio Alto Energia. O projeto terá um investimento de R$ 350 milhões de reais, valor esse que será financiado pelo Banco do Nordeste e está prevista para estar pronta em 24 meses. A energia produzida na usina será vendida ao Governo Federal, através dos leilões da ANEEL.

A tecnologia que será utilizada na usina é a Concentrated Solar Power (CSP), onde se tem estruturas metálicas com chapas de alumínio no formato parabólico retangular, essas estruturas irão capturar a irradiação solar.  Com isso a radiação é refletida pelas parabólicas e passa por tubulações que aquecem a pelo menos 400 graus centígrados um fluido sintético. Esse fluido segue para o sistema da usina, onde o vapor que é gerado pelo calor fará com que turbinas girem gerem a energia elétrica. A área de Coremas é ideal para a instalação da usina devido a grande incidência solar, tendo uma média anual em torno de 5,5 kWh/m²/dia.

O ponto Azul é a Região de Coremas
De acordo com Sérgio Reinas, um dos três fundadores da Rio Alto Energia, a usina seguindo o modelo CSP consegue ter um fator de capacidade de 60%, contra cerca de 30% das usinas solares com painéis fotovoltaicos.

Não só energia a usina irá gerar,  Coremas é um município muito carente, ficando longe da capital da Paraíba. Devido a seca violenta e o sol constante, é difícil a criação de animais ou mesmo a agricultura. Segundo Edmond Charker, um dos diretores da Rio Alto Energia,  o projeto criará cerca de 1,5 mil vagas de empregos diretos, isso tornaria a vida da região um pouco melhor. Já era tempo do Brasil ter um grande investimento na área de energia sustentável, esperamos que isso só tenha a crescer, pois áreas para instalação de tais usinas, temos de sobra.

Fonte: O Globo
Share on Google Plus

About Power Geek

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

1 comentários: