A tecnologia e o poder da mente


Acho que todos já devem ter se perguntado: Como nossocérebro consegue fazer tantas coisas, lembrar-se de eventos, nos movimentar,etc. O corpo humano é a máquina mais perfeita já criada, sim somos uma máquina,afinal temos diversos dispositivos de I/O onde todos se comunicam perfeitamentecom nosso extremo e poderoso processador, o cérebro. É difícil saber a realcapacidade que temos com o uso de nosso cérebro, mas e se aliado de nossa mentetivéssemos o auxilio da tecnologia, algo como um catalisador, que além deaumentar nossas "habilidades" nos mostrasse um campo muito maior doque esse que enxergamos.

Foto: Reprodução
A ficção a muito tempo cria em suas histórias ligações entre o ser humano e a máquina, a exemplo de Terminator IV a criação de um Ciborgue, um ser humano modificado com partes robotizadas que melhorariam suas habilidades, ou mesmo The Matrix onde seres humanos estão conectados a uma grande rede virtual -a Matrix- e podem ter uma vida paralela, diferente do real. Claro que por um momento isso é apenas ficção, mas não podemos deixar de lado esse tipo coisa, afinal não sabemos o que cientistas preparam para nosso futuro, ou sabemos? Creio que poucos dever saber quem é o Dr. John Donoghue, esse neurocientista foi o presidente e fundador do Departamento de Neurociência na Universidade de Brown, uma universidade norte americana localizada em Providence capital do estado de Rhode Island. Donoghue tem seu trabalho reconhecido internacionalmente, seu laboratório já realizou pesquisas sobre interfaces entre computador/cérebro o tornando líder na área.

Foto: Reprodução/Dr. John Donoghue of Brown University

Entre 2004 e 2005, o Dr. Donoguemostrou para o mundo que é possível se ter uma comunicação entre o computador eo cérebro, ele demonstrou isso com a ajuda de seu paciente tetraplégico MatthewNagle. Nagle comandava cursores e jogava em um computador apenas com o "poderde sua mente", isso só foi possível, pois o paciente recebeu um implanteem seu cérebro que era conectado a um computador através de um cabo (estilo aMatrix). Esse dispositivo criado por John Donoghue foi chamado de Braingate,essa interface altamente tecnológica já foi testada em mais de 5 pessoas comgrandes deficiências motoras. O Braingate não é totalmente "usual", odoutor ainda tem pesquisas para o aprimoramento do dispositivo, onde o mesmodiz que pretende literalmente transformar os pensamentos em ação. Atualmente osistema é um sensor que é implantado no cérebro e registra os sinais que sãorelacionados ao movimento, junto ao sensor existe um decodificador para ossinais, no caso computadores rodando softwares que transformam os sinaiscerebrais em comandos para um dispositivo externo. Com o Braingate o sonho doCiborgue vira realidade, afinal temos implantes no cérebro que podem controlardispositivos exteriores apenas com o "pensamento". A equipe depesquisa do dispositivo inclui neurologistas, neurocientistas, engenheiros,cientistas da computação, neurocirurgiões, matemáticos e outros diversospesquisadores - todos focados no desenvolvimento da tecnologia para restaurar acomunicação, mobilidade e independência das pessoas com doenças neurológicas,lesões ou perdas motoras.


O uso do implanteainda tem alguns empecilhos, os médicos não sabem por quanto tempo ele podeficar no organismo de forma funcional, uma das pacientes do Dr. John possui umchip a mais de dois anos, porém ainda é um grande desafio desenvolver de formasegura o Braingate funcionando 24 horas por dia sem haver nenhum problema.Mesmo sendo "alta tecnologia", o dispositivo ainda é uma máquina, emáquinas possuem erros, e ter erros em algo ligado ao cérebro não é nada legal.Mas mesmo, contudo, o Braingate é a esperança de muitas pessoas comdeficiência.
Share on Google Plus

About Power Geek

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário