Projeto Open Source do MIT possibilita qualquer um a montar seu próprio celular [DIY]

Cada vez mais é possível notar o aumento de indivíduos que utilizam um aparelho celular e entre esses utilizadores notasse um crescente numero de pessoas com novas ideias para aplicar em tal dispositivo, porém, nem todos conseguem colocar em pratica aquilo que imaginam.

Para ajudar esse publico curioso e criativo, o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveu um projeto Open Source (Software & Hardware) para que qualquer um possa criar seu celular, estimulando assim novos projetos e até mesmo o ensino em áreas como a Eletrônica, Telecom e Design.

Testando o celular "caseiro" (Foto: David Mellis/Flickr)
Em uma publicação lançada no blog "High-Low Tech", os próprios envolvidos na pesquisa demonstraram um protótipo criado a partir da ideia do "simples", com objetos de fácil acesso. O protótipo celular foi montado em uma armação de madeira, onde seu design foi feito em uma máquina de corte a laser (que não é nada simples).
Madeira para seu celular (Foto: David Mellis/Flickr)
A parte eletrônica do projeto utilizou componentes de fácil aquisição. Para criar um teclado alguns botões táteis foram soldados sobre uma placa de circuito impresso e para ter o visor, utilizou-se de um pequeno monitor TFT de 1,8"polegadas.

Display e botões na placa (Foto: David Mellis/Flickr)
Para receber e enviar sinais o sistema utiliza um módulo GSM/GPRS (Spreadtrum) que aceita todos os tipos de cartões SIM, o único problema é que para ter um bom sinal é necessária uma antena quase do tamanho do aparelho.
Modulo GSM fica na retaguarda da placa (Foto: David Mellis/Flickr)
Como cérebro do projeto é utilizado um microcontrolador modelo ATMega 128. Nos testes os pesquisadores utilizaram a plataforma livre Arduino, onde os chips são ATMega e por isso mantiveram tal controlador. Para esse projeto ainda é aceitável tal "uc", mas caso quem esteja montando seu celular queira inserir algumas modificações mais "pesadas" seria necessário um upgrade do controlador.

Além do Hardware os pesquisadores escreveram o firmware do dispositivo, que por utilizar o Arduino foi feito no ambiente de desenvolvimento da própria plataforma e utiliza a linguagem C como base. O softare de desenvolvimento é distribuído de forma gratuita aqui.

Foram gastos no total US$ 150 dólares na confecção desse protótipo. Para estudos e testes é um preço aceitável, porém se fosse algo para o publico em geral seria alto demais, mesmo não levando em consideração quantidade de fabricação e todas as variáveis para uma venda comercial.

Protótipo montado (Foto: David Mellis/Flickr)
Caso você queira montar seu próprio celular apenas para realizar chamadas e pagar caro para isso, recomendo a compra de um totalmente pronto que já vem com tudo que você precisa, além da garantia :)
Esse tipo de protótipo é ótimo para alunos, pois assim é fácil colocar me prática conhecimentos aprendidos em sala de aula ou mesmo para estimular que sempre teve vontade de construir algo.


Faça você mesmo!


Caso você tenha se interessado pelo projeto e queira começar a montar um celular em casa, curso técnico ou faculdade, é possível realizar o download de todos os arquivos diretamente do GitHub em github.com/damellis/cellphone .

Lá estão disponíveis o esquemático da placa, os comandos para imprimir a placa utilizando uma CNC, os códigos fontes para serem "upados" no controlador além dos moldes utilizados para o exterior em madeira.

Como já foi dito antes, você pode modificar do jeito que quiser e depois montar seu "super mega" transceptor (rádio que envia/recebe sinais). Então, o que você está esperando para começar a construir?
Share on Google Plus

About Power Geek

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário